Após dois anos sem realização, Prefeitura de Macaíba realiza maior desfile cívico de sua história e reúne aproximadamente 20 mil pessoas

Neste domingo (04/09), a Prefeitura de Macaíba, com a coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação – SME, promoveu o 51º desfile cívico-militar da história do município, percorrendo o seu tradicional trajeto de cerca de 2 km, com partida na Avenida Mônica Dantas, seguindo pela Rua Dona Emília, Rua da Conceição e chegada na Rua Pedro Velho. Bastante prestigiado, o evento foi voltou a ser realizado após dois anos de interrupção em virtude da pandemia de Covid-19.

Esta foi a primeira edição promovida durante a atual gestão do prefeito Emídio Júnior, que contemplou atentamente todas as apresentações, acompanhado por vereadores, autoridades civis, militares e religiosas. A estimativa é que aproximadamente 20 mil pessoas, entre desfilantes e público em geral, fizeram parte desse brilhante espetáculo em homenagem à Pátria Brasileira, que teve uma duração de 5 horas. Cabe ressaltar que, no próximo dia 7 de setembro, ocorre o Bicentenário, ou seja, o Brasil completa 200 anos como um país independente.

O desfile cívico-militar é o auge da programação da Semana da Pátria 2022, que teve início no primeiro dia deste setembro. O tema desta edição foi “Minha Cidade, Minha Escola, Minha História”. De acordo com a equipe da SME: “A relevância desse tema está no fomento à discussão sobre a História e a Cultura de Macaíba, tendo a escola como elo entre a cidade como território e a história de seu povo”.

Houve apresentações das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), Corpo Militar de Bombeiros, bombeiros civis, grupos de escoteiros e pré-militares, escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, escolas da rede privada, instituições filantrópicas e secretarias municipais.

As escolas públicas e privadas, assim como as demais instituições civis, envolvidas no desfile destacaram as potencialidades de nossa cidade, quer seja nas áreas de cultura, economia, culinária, educação, história e política, trazendo para a avenida personagens como Augusto Severo, Auta de Souza, Alice Fernandes, Fabrício Pedroza, Henrique Castriciano e Ademilde Fonseca, dentre outros, que muito contribuíram para dar destaque ao nome da cidade dentro de suas respectivas áreas de atuação. As exposições encantaram os presentes pela propriedade e beleza em que o tema do evento foi trabalhado e trazido à tona.

Durante o desfile, a Prefeitura apresentou à população a sua nova frota de veículos, que irá agilizar o atendimento das demandas da Administração Municipal. Os veículos serão destinados para órgãos como as secretarias de Saúde, de Educação, Trabalho e Assistência Social, Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente e Urbanismo, dentre outras.

Outros diferenciais que merecem destaque nesse desfile histórico foram as apresentações da banda marcial dos ex-alunos que estudaram na Escola Estadual Alfredo Mesquita, durante os anos 80 e 90, da Banda Marcial composta inteiramente por mulheres, representando a Associação Mulheres em Ação, e da Escola Estadual Doutor Severiano, que trouxe praticamente todo o seu corpo discente e docente para avenida, com mais de 500 integrantes desfilando.

Ao final, o prefeito Emídio Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Denilson Gadelha, e o comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha, capitão de corveta Yanes Balod realizaram a cerimônia de arriamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e de Macaíba.

“Gostaria de expressar meus agradecimentos a todos que estiveram envolvidos neste desfile memorável e brilhante que vimos neste domingo. Agradeço às equipes das Secretarias Municipais que se empenharam para esse momento acontecer, com os seus esforços, aos gestores, aos professores, aos servidores da Prefeitura, aos alunos que desfilaram e apresentaram o que nossa cidade tem de melhor, e ao público em geral que compareceu e prestigiou o evento.”, agradeceu o gestor municipal.

Fotos: Edeilson Morais