Ações da Secretaria de Agricultura estimulam o plantio e a criação de animais em Macaíba

O trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) foi essencial para estimular os pequenos produtores rurais de Macaíba em 2023. Por meio da Secretaria, centenas de agricultores foram beneficiados com a distribuição de sementes, treinamentos e com o trabalho de preparação do solo, o Corte de Terra.

O programa que incentiva o desenvolvimento do pequeno agricultor rural e a agricultura familiar, oferecendo de forma gratuita o preparo do solo, atendeu mais de 1300 agricultores em 2023. O Corte de Terra chegou a Traíras, Cajazeiras, Canabrava, Mangabeira e Guarapes, algumas das 45 comunidades atendidas pelo programa. Ao todo, mais de 5 mil horas de serviço foram disponibilizadas no ano passado.

Além da preparação do solo, a SEMAPE também ofereceu 12 toneladas de milho e feijão por meio do Programa Banco de Sementes. Com a entrega das sementes, 1200 pequenos agricultores tiveram a oportunidade de plantar e colher. O Programa atendeu cerca de 40 bancos de sementes, distribuídos nas zonas urbana e rural de Macaíba.

Outras importantes ações da Agricultura foram o peixamento de açudes, lagoas e reservatórios, introduzindo mais de 150 mil alevinos e peixes adultos nos reservatórios de água em Macaíba. O Dia de Campo em Traíras, Porteiras e Riacho do Feijão, treinou moradores para a criação de abelhas na região. E o Projeto Algodão Agroecológico, ensinou e possibilitou a produção de algodão para cerca de 10 famílias que produziram juntas e comercializaram mais de 3.700Kg de algodão.

Todas essas ações são parcerias da Prefeitura de Macaíba com o Governo do Estado, EMATER, SAPE, SEDRAF, INCRA, EAJ-UFRN e Escola de Governo. “2023 foi um ano de muito trabalho que fortaleceu a agricultura familiar e a produção de alimentos no meio urbano, periurbano e rural com ações que fortaleceram a pesca, a criação de animais, o plantio e a comercialização dos produtos”, destacou o secretário da SEMAPE, Cícero Militão.