Macaíba: 145 anos de história na perspectiva de um futuro de grande desenvolvimento

A quinta maior cidade do Rio Grande do Norte, com aproximadamente 85 mil habitantes, chega aos seus 145 anos de emancipação política nesta quinta-feira (27/10) na perspectiva de ter um futuro cada vez mais promissor, com desenvolvimento econômico, empregabilidade, mais infraestrutura, segurança e bem-estar social. A atual gestão do prefeito Emídio Júnior está fazendo obras que eram aguardadas pela população há cerca de 20 anos se tornarem realidade.

Tem obra de pavimentação, asfaltamento, construção e reforma de espaços públicos como postos de saúde, escolas, praças, quadras e ginásios de esportes, implantação de lâmpadas de LED, criação da central de videomonitoramento e resgate do calendário cultural. Em apenas 1 ano e 9 meses, Emídio Júnior concluiu e inaugurou dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e reformou 8 escolas. Todas as 44 unidades municipais de ensino passaram por obras de reforma durante esta gestão, representando um investimento de mais de 1 milhão de reais. Vários postos de saúde também foram reformados e reestruturados como. Com a nova gestão, Macaíba ganhou sua primeira Policlínica Municipal, que é uma referência estadual com a oferta de diagnósticos e exames de mais de 20 especialidades médicas.

Em uma ação inédita, a atual gestão está construindo o primeiro órgão de Segurança Pública próprio. Trata-se do futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP). O empreendimento se situa ao lado da sede Prefeitura, no centro do município, e abrigará um moderno sistema de videomonitoramento integrado às forças de Segurança do Estado. No local, funcionará uma moderna central de videomonitoramento com cerca de 200 câmeras com visão de longo alcance e que serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural.

Recentemente, teve início a maior operação de recapeamento asfáltico de ruas da história de Macaíba. Serão cerca de 20 ruas contempladas. Estradas da zona rural também estão recebendo patrolamento para melhorar o tráfego. Outro destaque ainda na zona rural é a comunidade quilombola de Capoeiras, que está ganhando um novo asfalto após mais de 15 anos. Sobre pavimentação, obras marcantes estão sendo realizadas em comunidades que há décadas eram esquecidas por gestões anteriores, entre as quais, Bosque Brasil, Ferreiro Torto e Guarapes, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores, mobilidade e valorização de imóveis.

Espaços de esporte e lazer são outros exemplos do que a gestão Emídio Júnior vem fazendo por Macaíba. Foram entregues as novas instalações de várias quadras poliesportivas e novos ginásios estão sendo construídos e entregues à população. O resgate do calendário cultural e do orgulho de ser macaibense é mais um destaque deste novo momento que a cidade vive. Macaíba celebra São João, Semana Literária, Aniversário de Emancipação, Natal e voltará a celebrar o Carnaval passado o período pandêmico.

Programação dos 145 anos de Emancipação

A programação desta data história tem seu ápice hoje (27) com um grande show de encerramento com Josymar Silva, Cavaleiros do Forró e Raí Saia Rodada, a partir das 20h, na Avenida Mônica Dantas (Pista Nova), mas teve início ainda na última sexta-feira (21), com atividades da 7ª Semana Literária de Macaíba (SLIM), com teatro, contação de histórias, música, tendas temáticas, exposições de livrarias e sebo, biblioteca itinerante do SESC, gincana literária; oficinas de arte e artesanato.

Durante este período, houve passeio ciclístico e cultural, festa das crianças, missa e culto solenes, sessões solenes na Câmara Municipal e na Academia Macaibense de Letras, roda de capoeira, aulas de treino funcional, zumba, apresentações de artes marciais como jiu-jitsu e karatê e lançamento de material inédito sobre a história da cidade com o documentário “Macaíba 145 anos – da Vila Coité aos tempos atuais”.

Breve histórico de Macaíba

No dia 26 de outubro de 1855, Fabrício Pedroza, paraibano do Pilar e demais pessoas presentes, fundaram Macaíba, no dia do seu aniversário. Já existiam um pequeno porto e a feira semanal, desde 1852, para onde afluíam comerciantes das províncias de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. A nova denominação se deve ao fato de Fabrício Pedroza ter plantado uma touceira da palmeira Macaíba próximo aos seus armazéns que ficavam nas margens do Rio Jundiaí, onde atualmente se localiza a Creche Luiz da Câmara Cascudo.

Rapidamente o povoado prosperou e foram iniciadas as tentativas para emancipar o povoado da Macaíba da vila de São Gonçalo do Amarante, sua cidade-mãe. A primeira investida ocorreu com a Lei Provincial n. 801, de 27 de outubro de 1877, quando a vila foi criada de direito, porém, não de fato.

Somente através da Lei Provincial n. 832, de 07 de fevereiro de 1879, Macaíba passou a ter autonomia político-administrativa, quando a Câmara de Vereadores de São Gonçalo foi forçada a mudar-se para a sede de Macaíba. Como em 1880, não existiu ano legislativo, a Câmara se reuniu pela primeira vez no dia 07 de outubro de 1881, quando aprovou o seu primeiro orçamento. Por fim, a Lei Provincial n. 1010, de 05 de janeiro de 188, elevou a vila à condição de cidade da Macaíba.

Atualmente, Macaíba é quinta maior cidade do Rio Grande do Norte, sede de importantes indústrias e instituições de avanço das ciências como a Escola Agrícola de Jundiaí, o maior campus da UFRN no estado fora do campus central, com cursos de ensino superior; o Centro de Saúde Anita Garibaldi e o Campus do Cérebro.

Fotos: Edeilson Morais