Prefeitura de Macaíba celebra acordo para executar Programa: “Mais Pecuária Brasil”

Imagem: Divulgação/CONAFER

Uma equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEMAPE de Macaíba participou nesta terça-feira (13/09) de uma reunião online com a presença de mais de 70 municípios brasileiros. A reunião realizada foi coordenada pelos técnicos da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares – CONAFER, ligada ao Ministério da Agricultura. A Prefeitura de Macaíba celebrou um Acordo de Cooperação Técnica – ACT com a CONAFE que visa executar em nosso município o Programa: “Mais Pecuária Brasil” do Governo Federal. O lançamento oficial será amanhã (14/09), de forma virtual, a partir das 10h, pelo Youtube, Canal TV CONAFER.

O objetivo é aprimorar as ações que garantam o melhoramento genético através da biotecnologia da inseminação artificial em tempo fixo – IATF do rebanho leiteiro e de corte do país, o que contempla pequenos e médios produtores macaibenses, que registram hoje um plantel de 13.695 cabeças bovinas.

O ACT estabelece um período que pode durar até quatro anos garantindo o protocolo mensal de 100 matrizes/mês sem que haja nenhum custo para o pecuarista ou para a Prefeitura com a visita do veterinário da CONAFER, com a doação de sêmen ou do kit para a realização da aplicação do fármaco, inseminação e acompanhamento evolutivo pós-realização do procedimento.

A equipe de estagiários da EAJ/UFRN e membros da SEMAPE iniciaram o treinamento, e agora a equipe está elaborando o cronograma de execução, cadastramento dos pecuaristas e das matrizes com até 11 anos que pode ser: Holandesa, Girolando, Jersey, Pardo Suíço, Gir e Guzerá devidamente vacinadas e documentadas contra a febre aftosa e brucelose. As matrizes precisam respeitar um “score” para determinar se possuem as características necessárias para a realização do protocolo e a propriedade também precisa atender as condições mínimas para a seleção.

“Nossa meta é realizar até 100 protocolos por mês encaminhar para Brasília e sendo autorizado o processo em quatro anos que é a duração prevista do Programa poderemos ter nosso plantel municipal completamente modificado com alta qualidade genética. Isso quer dizer que numa média propriedade que tenha, por exemplo, 50 matrizes aptas a serem protocoladas e inseminadas, o pecuarista terá em média de forma planejada nos próximos 283 dias mais 50 bezerros (as) em seu plantel. Isso é um grande salto na produção de leite, carne, carcaça e desenvolvimento econômico na propriedade e no município.”, disse o secretário da SEMAPE, Cícero Militão.