Secretaria de Educação de Macaíba busca parceria com EAJ-UFRN para orientar alunos da zona rural sobre vocação profissional

Foto: Divulgação (EAJ-UFRN)

Tendo como foco o estímulo para despertar vocações profissionais em alunos da zona rural do município que cursam o Ensino Fundamental, especialmente no tocante às Ciências Agrárias, a equipe da Secretaria de Educação de Macaíba (SME) está buscando uma nova parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) para iniciar um projeto voltado para escolas de regiões vulneráveis.

As primeiras tratativas foram feitas na última sexta-feira (24/06), quando representantes da SME, sob a liderança do secretário adjunto Ademar Teixeira Júnior, estiveram reunidos com o diretor da EAJ-UFRN, Max Lacerda. A unidade desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Ciências Agrárias, e visa a integração entre as suas várias sub-áreas de conhecimento mediante aperfeiçoamento do ensino prestado.

Max Lacerda expressou que a ideia da parceria com a Prefeitura surge para atender a um grupo de pessoas que vive em condições socioeconômicas tão precárias que fica marginalizado até mesmo de ações afirmativas que são realizadas no país e no Estado. Segundo Lacerda, a ação deverá utilizar a estrutura de laboratórios da EAJ-UFRN para complementar as atividades e ser suporte para conteúdos direcionados a alunos do 9º ano e, para isso, um grupo de trabalho envolvendo professores da EAJ e representantes do município iniciará o planejamento do projeto piloto.

Na ocasião, por sua vez, Ademar Teixeira Júnior referiu que o interesse em um trabalho conjunto como essa parceria, já existia, por parte do município. “Temos o sonho de que, lá na frente, Macaíba se torne referência em Educação e essas parcerias são muito importantes. Isso era um desejo nosso.”, pontuou. Também participaram da reunião: Juliana Pinheiro Magro, coordenadora de Formação Permanente e Karina Dantas, coordenadora de Projetos Especiais, ambas da Secretaria Municipal de Educação de Macaíba e o professor Paulo Macêdo.

*Assecom-PMM

*Com informações do perfil oficial do Instagram da EAJ-UFRN