Comunidade LBGTQIA+ participa de Roda de Conversa “amar é ato de coragem”

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realizou, nesta terça-feira (21), a Roda de Conversa “amar é ato de coragem”, na Escola das Artes. O encontro foi o primeiro evento desse tipo direcionado ao público LBGTQIA+ em Macaíba.

A roda de conversa foi conduzida pela chefe de programas sociais da SEMTAS, Renata Duarte, e contou com a participação do secretário adjunto da SEMTAS, Eriberto Tomaz; do Defensor Público Estadual e coordenador do Núcleo da Defensoria Estadual em Macaíba, Rodolpho Penna Rodrigues; da vereadora Ismarleide; da secretária de Projetos Especiais, Luciana Barbosa; do ator José Neto Barbosa.

O evento contou também com a participação diretora da DiversiMac, Ana Maria Santana; da vice-presidente da DiversiMac e pessoa não-binária, Melissa Melo (Felipe); e do assessor da vereadora Dadaia, Thiago Bernardo, que lembrou da Lei nº 2.192 de 2021, que cria e implementa estratégias de visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ no município, sancionada pelo Prefeito Emídio Jr, em junho do ano passado.

Representando a Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Janaína Lima, Coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero da SEMJIDH e mulher trans, destacou as ações do Governo do Estado para a comunidade e lembrou do Disque-defesa (0800 281 1314), número para denúncias e combate a violência contra a população LGBTQIA+ no Rio Grande do Norte.

Ao final do encontro foi sugerido a criação de um Conselho Municipal dos direitos LGBTQIA+; capacitar servidores públicos para proporcionar atendimento adequado à população LGBTQIA+; implementar ações de inserção desse grupo ao mercado de trabalho; a realização de uma audiência pública para discutir os direitos da população LGBTQIA+ na cidade; implementar ações que combatam a evasão escolar e realizar mutirões para retificação do nome e inclusão do nome social.