Assistência Social é destaque em Audiência Pública sobre o combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Macaíba, por meio SEMTAS – Secretaria de Trabalho e Assistência Social e da Secretaria de Educação, participou da Audiência Pública com o tema “Todos juntos contra o Trabalho Infantil”. A audiência foi proposta e presidida pela verª Ismarleide Duarte.

Realizada na sede da Câmara Municipal de Macaíba, a audiência contou com a participação da auditora fiscal do Trabalho, Marinalva Cardoso, que também representa a Superintendência Regional do Trabalho/RN e é presidente do FOCA RN (Fórum Estadual de Combate ao Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente). A vereadora de Natal, Júlia Arruda, foi uma das convidadas e relatou sobre a Lei de sua autoria que instituiu o Dia de Combate ao Trabalho Infantil.

Ismarleide Duarte falou sobre a importância da audiência.
“Um tema de muita importância, tivemos a oportunidade para abrir os olhos para muita coisa que nem imaginávamos, eu acredito que essa casa legislativa está completamente voltada para erradicar o trabalho infantil e se Deus quiser essa casa irá criar uma frente para atuar com mais veemência para combater o trabalho infantil.”

Foram realizadas duas apresentações musicais, a primeira com o jovem Guilherme Serra, do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cantando a música “Direito da Criança”. A segunda apresentação foi realizada com as crianças da Associação Cultural Dialetos, acompanhadas por Carlos da Silva “MC Carlinhos”.

Na oportunidade, representando a Gestão Municipal, os profissionais da Educação e Assistência relataram as principais ações desenvolvidas no seu setor, entre eles o secretario interino de Educação, Ademar da Silva Júnior, Coordenação de Programas e Projetos, Aldenira Teixeira, pela pasta da Educação. Advindas da SEMTAS estavam a coordenadora do Programa Criança Feliz, Magnólia Correa e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, psicóloga Luana Barbosa. Por sua vez, Maria da Conceição, esteve representando o CDCA – Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, no qual ocupa o cargo de presidente, e a Oikos, fundação que atua na cidade de Macaíba.