Macaíba mantém estoque de medicamentos sempre abastecido para as demandas das unidades de saúde

Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Edeilson Morais

Exemplo de logística e gerenciamento em termos de estoques de medicamentos na rede pública de Saúde, a Prefeitura de Macaíba atualmente tem mantido um vasto estoque de medicamentos que contempla mais de 95% das demandas das unidades de saúde. Unidades estas que se encontram bem abastecidas, principalmente a farmácia do Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca, popularmente conhecido como Posto da Maré, um dos principais pontos de distribuição do município. Neste mês de maio de 2022, os principais produtos demandados são aqueles para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, analgésicos e anti-inflamatórios e antibióticos.

Para hipertensão, destaque para Losartana, Captopril, Enalapril e Hidroclorotiazida. No caso de diabetes, são os mais requisitados são Metformina e Glibenclamida. Dipirona, Paracetamol, Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco de Potássio são os analgésicos e anti-inflamatórios mais dispensados. Com relação aos antibióticos, Amoxicilina, Azitromicina e Cefalexina são os mais solicitados.

Dispensação regular de ácido fólico e sulfato ferroso para gestantes em acompanhamento pré-natal, dispensação de insulina e insumos para aplicação de insulina em pacientes diabéticos insulino-dependentes, fornecimento regular de medicamentos e outros insumos para realização de procedimentos como cateterismo vesical e curativos também são procedimentos cotidianos de destaque na nossa rede.

“Todas as unidades de saúde são atendidas mensalmente conforme demanda apresentada ao almoxarifado. O atendimento é feito conforme cronograma estabelecido e divulgado junto a todas as unidades de saúde, podendo haver necessidade de solicitações antes da data estabelecida, o que é prontamente atendido pelo setor.”, explicou o farmacêutico Bruno. O investimento mensal com aquisição de medicamentos é da ordem de 200 mil reais.