Macaíba recebe visita técnica de equipes da Secretaria Estadual de Saúde do RN e do Hospital do Coração de SP

Na manhã desta terça-feira (10/05), Macaíba foi visitada por uma equipe de profissionais do Projeto FortaleceRAS, que versa sobre o Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde por meio do apoio à implementação das linhas de cuidado de sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

Uma das etapas do projeto inclui visitas aos equipamentos de saúde dos municípios da região metropolitana de Natal que fazem parte da VII USARP.  As equipes visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a unidade de saúde Potengi e o Posto da Maré, com representantes da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e do Hospital do Coração (HCOR), ao qual o Projeto FortaleceRAS é vinculado.

Na ocasião, as equipes foram recepcionadas e acompanhadas por Roberta Guilhermina, secretária municipal de Saúde, Janiere Pereira, coordenadora de Atenção Especializada, Agustinho Azevedo, diretor-geral da UPA, e Cícero Borges, diretor clínico da UPA. Estiveram representando o HCOR, Denila Bueno e Tatiana Yonekura. Já a SESAP foi representada por Cinthia e Aline da VII URSAP.

De acordo com Janiere, o objetivo dessas visitas foi conhecer o fluxo de atendimento da Atenção Primária até a Atenção Especializada para implementação do projeto FortaleceRAS no município, que visa o fortalecimento dessas redes de atenção à saúde. Ou seja: “Ver in loco como são os fluxos, como o paciente é atendido nos serviços, como é feita essa Interação entre os dispositivos de saúde e em que podemos melhorar essa rede de atenção à saúde.”, explicou.

O projeto será desenvolvido de forma colaborativa em oficinas presenciais e/ou virtuais com os atores envolvidos na implementação das linhas de cuidado, a partir dos resultados da revisão sistemática de literatura e do diagnóstico situacional. A execução do plano será acompanhada pela equipe do HCOR. As equipes de saúde dos diferentes níveis de atenção e da gestão serão capacitadas em oficinas presenciais e/ou virtuais.

Assecom-PMM