Secretários municipais de Macaíba e Parnamirim se reúnem para discutir parcerias para atuação conjunta em Bela Vista

Na manhã desta quarta-feira (09/03), os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Billy Jean, representando Macaíba, e de Limpeza Urbana (SELIM), Fernando Fernandes, representando Parnamirim, se reuniram para discutir a implementação de parcerias referentes aos serviços de limpeza urbana da região de Bela Vista, bairro situado na divisa entre os dois municípios.

Atualmente, conforme a revisão feita, aprovada e sancionada mediante o novo Plano Diretor, com vigência a partir deste ano de 2022, a parte do bairro que pertence à Macaíba passou a ser denominada de Bela Macaíba, explicou o secretário Billy Jean. No total, a região já possui mais de 20 mil habitantes e tem enfrentando uma problemática frequente no descarte irregular de resíduos sólidos (como metralhas, podas de árvores e outros materiais).

“A ideia então é atuar a partir de duas frentes, a primeira onde as equipes de limpeza pública de ambos os municípios irão atuar em grandes mutirões visando deixar a região cada vez mais limpa. E a segunda consiste em ampliar a fiscalização e a autuação das pessoas que estão infringindo a legislação ambiental, onde serão aplicadas penalidades e multas que poderão variar de 300 reais até 9 mil reais.”, afirmou Billy Jean. O secretário da SEMURB de Macaíba esteve acompanhado pelo chefe do setor de limpeza urbana, Thiago Vieira, e pelo fiscal de rua, Clebson Santos.

Além dessas ações conjuntas, as secretarias esperam contar com a colaboração da população no tocante ao descarte adequado do lixo doméstico, bem como contribuindo com a fiscalização através de denúncias anônimas a serem feitas junto aos órgãos competentes, tanto de Macaíba quanto de Parnamirim.