A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aluízio Alves, de Macaíba, registrou 325 pacientes em 24h, nesta segunda-feira (7), superando a média diária normal de cerca de 200 pessoas. O pico se deve ao aumento dos casos de viroses, arboviroses e síndromes gripais, e tem sido verificado também nas Unidades Básicas de Saúde do Potengi e do Campo das Mangueiras, que funcionam em horário estendido até às 19h.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sâmara Bridget, a orientação à população é que não procure somente a UPA, mas também uma das 27 unidades de saúde das suas respectivas áreas de cobertura, todas com equipe de Estratégia e Saúde da Família (ESF) completa, além das Unidades Sentinelas, que das 15h30 às 19h funcionam com portas abertas a pacientes de todo o município.
A gestora da pasta aproveitou a ocasião para informar que mesmo com o aumento da procura pelos serviços, nenhum paciente ficará sem atendimento. “Quero tranquilizar a população e dizer que ninguém saíra dos nossos serviços sem atendimento. A nossa maior demanda é de pessoas com classificações de risco baixa, e por isso o tempo de espera de atendimento é um pouco maior”, explicou.
Macaíba conta ainda em sua rede de atendimento com onze Unidades Polo que fazem a aplicação de medicações injetáveis, e atendem pequenas urgências que podem ser tratadas na atenção primária; e com a Unidade Móvel Médico-odontológica que dá suporte as comunidades mais distantes e de difícil acesso.
Secom PMM
Foto: Edeilson Morais