SEMURB de Macaíba promove aula de campo com alunos do Ensino Fundamental sobre gestão de resíduos sólidos

Na manhã desta terça-feira (11/06), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Macaíba promoveu uma aula de campo sobre gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental com duas turmas de alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Arinaldo. Mais de 40 alunos participaram na ocasião, acompanhados pela vice-diretora da unidade e pelos docentes das disciplinas de Ciências e Geografia.

A aula de campo teve como cenário a Central de Tratamento de Resíduos – CTR Potiguar localizada no município de Vera Cruz, Região Metropolitana de Natal, primeiro aterro sanitário privado do Rio Grande do Norte, inaugurado no ano de 2021. Na oportunidade, o diretor da CTR, Glauber Nóbrega, explicou sobre o ciclo de gestão de resíduos sólidos, desde a coleta do lixo domiciliar, passando pelo descarte, o tratamento seguro e, por último, a disposição final. O evento foi alusivo à Semana do Meio Ambiente, estando inicialmente previsto para a data de 04/06, mas adiado devido ao tempo chuvoso.

“A finalidade do aterro sanitário é, em primeiro lugar, tratar os resíduos da forma correta, de modo que venha poluir o meio ambiente. Num segundo momento, pretende-se gerar energia e possibilitar formas de agregar valor aos resíduos. Então, tanto existe uma questão de preservação ambiental como econômica e social.”, resumiu Glauber Nóbrega.

O titular da SEMURB, Billy Jean, explicou a iniciativa: “Nós estivemos no aterro sanitário da cidade de Vera Cruz, e esse aterro atende à grande dos municípios da Região Metropolitana, inclusive Macaíba. Nesta visita, pudemos aprender um pouco sobre como funciona a questão da destinação, tratamento e disposição final dos resíduos. Consequentemente, tivemos um trabalho de Educação Ambiental com os alunos, explicando a importância de saber separar o lixo, da reciclagem, para que assim possamos diminuir o impacto ambiental e econômico do lixo”.

A vice-diretora da Escola Municipal José Arinaldo, Dayane Costa, comentou sobre a importância da aula: “É de suma importância para os nossos alunos para que eles venham se conscientizar sobre a questão da conservação do meio ambiente, inclusive, na nossa escola, estamos trabalhando a reciclagem de garrafas PET, latas de alumínio e até papelão”.

Corroborando o discurso anterior, a professora de Ciências, Izis Lima, comentou: “É importante porque eles vão poder saber onde é o destino correto do lixo e podem assim falar para os pais, família e comunidade mesmo sobre esse destino correto, e então as pessoas vão se conscientizar e não vão jogar lixo na rua. Assim, vamos ter o descarte correto aqui no aterro”.

Fotos: Edeilson Morais