SEMTHAS lança programação do Agosto Lilás em Macaíba

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) lançou hoje a programação da campanha do ‘Agosto Lilás’, mês de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher, que esse ano traz como tema ‘Amor que dói’, com o objetivo de evidenciar principalmente os sinais de violência psicológica e física.

Segundo o secretário adjunto da SEMTHAS, Eriberto Freire Tomaz, este ano, durante todo o mês de agosto a rede socioassistencial vai realizar ações focando a zona rural de Macaíba. “As equipes vão orientar à prevenção e proteção, com o objetivo de coibir a violência contra a mulher”, disse.

Para Eriberto Freire Tomaz, uma das piores violências vividas pelas mulheres, é a violência psicológica. “A mulher quer viver um relacionamento com paz, equilíbrio, e encontrar felicidade através do amor; mas quando esse o amor, vira dor, sofrimento psicológico e físico, é preciso refazer conexões para sair da situação de violência”, falou o adjunto da SEMTHAS.

O secretário informou, que o município de Macaíba conta com os equipamentos com estrutura para dá suporte as mulheres que se encontram em situações de violência. “Nós temos a Sala Lilás, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde são atendidas as mulheres em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados; as unidades dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde são atendidas famílias das vítimas; temos uma parceria com a Delegacia de Atenção à Mulher (DEAM), com estagiário e um bacharel em direito para realizar os atendimentos, e ainda contamos com uma sala de atenção as vítimas com assistência social, psicólogo e advogado, no Fórum Tavares de Lyra”, explicou.

Segundo a coordenadora do CREAS, Angélica dos Santos Moreira da Silva, a violência psicológica é camuflada de cuidado. “O agressor confunde a vítima, dizendo que ela não pode sair, não pode falar com outras pessoas, não pode ter contato com a família, sempre alegando ‘preocupação’ com o seu bem estar. Nessa campanha, queremos orientar as mulheres para perceberem esses sinais como violência”, disse.

Programação:

A programação do ‘Agosto Lilás’, de 01 a 04 de agosto, será nas comunidades Morada da Fé, Cana Brava e Traíras, com os profissionais do programa Criança Feliz, e do Conselho Tutelar, abordando a temática, ‘Infância sem telas’.

A partir da segunda semana, 07 a 11 de agosto, o tema abordado será ‘Violência Psicológica e Física’. Nesta semana, o atendimento será realizado pelas equipes do CREAS e do Escritório Social, aos povos de terreiro, ciganos, indígenas e quilombolas. De 14 a 18 de agosto, a equipe do CRAS Tavares de Lyra, com a equipe do Trabalho e Renda e do Programa Bolsa Família, farão atendimento as comunidades da Mangabeira, de Tabatinga, de Traíras, de Bela Vista, do Bosque Brasil e do Flamboyants.

Nos dias 21 a 25 de agosto, as equipes do CRAS Fabrício Pedroza e do Centro de Convivência com Idosos, vão abordar a temática ‘Violência psicológica e física’, nas comunidades de Cajazeiras, Lagoa dos Cavalos, Mata Verde, As Marias e José Coelho. O Encerramento da campanha ‘Agosto Lilás’, será com uma caminhada pelas ruas do Centro, com toda a equipe da SEMTHAS.

Assecom PMM