Secretaria de Educação promove o II Seminário Educação Macaibense em movimento

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou durante esta quinta (13) e sexta (14) o “II Seminário Educação Macaibense em movimento – Ensino e aprendizagem: Desafios do presente e um olhar para o futuro”, no centro de convivência Pax Club, centro da cidade, das 8h às 17h.

O evento faz parte das ações do projeto de formação permanente coordenado pelo setor pedagógico da SME, e tem como objetivo discutir sobre a importância da interação do currículo escolar e a inovação da prática educativa, buscando tornar a construção do processo de ensino e aprendizagem significativo, contextualizado e crítico.

Na data de abertura (13), tiveram as palestras: “Professores são alimentadores de sonhos” (Eriberto Freire Tomaz, secretário Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Macaíba), “Manguezal, resistência, racionalidade e sustentabilidade no contexto da educação ambiental: uma intervenção pedagógica em Macaíba” (Suely Nascimento de Melo Gonçalves, professora e coordenadora na SME), “Práticas pedagógicas ligadas à inovação” (Kaio Luis de Azevedo Santos, consultor organizacional credenciado ao Sebrae/RN), “Diálogos sobre os desafios e estratégias pedagógicas para a implementação da robótica educacional em Macaíba” (Jeanne Bulcão, professora da Escola Municipal Manoel Duarte Filho) e diversas apresentações culturais.

Já nesta sexta (14), aconteceram as seguintes palestras: “BNCC na Educação Básica” (professora Idi Carla Santos de Araújo) e “Avaliação da aprendizagem: velhos e novos desafios” (professora Rucele Albuquerque Santos). Antes do ciclo de palestras, em ambos os dias, foram realizadas apresentações de danças culturais tradicionais como carimbó e maculelê. O encerramento se deu com um show de artista local no final da tarde.

“Todo o planejamento das temáticas abordadas está fundamentado nos desafios que são inerentes à educação e pensando nas propostas para um futuro promissor para a comunidade escolar.”, informou o secretário municipal de Educação, Ademar da Silva Júnior.

Fotos: Edeilson Morais