A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE), está realizando o Projeto: “Horta na escola, o cuidado com a saúde e com o meio ambiente”. O projeto é conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e atenderá 12 unidades escolares entre a zona urbana e a rural até o final deste segundo semestre de 2024.
Segundo o titular da pasta, Cícero Militão, o intuito é incentivar os estudantes a consumir hortaliças, incentivar o plantio em casa, não usar veneno nas lavouras e cuidar do nosso planeta. Nesse primeiro momento, o projeto foi abraçado pela Escola Municipal Pinheiro Borges, no Campo da Santa Cruz, onde foram plantados os canteiros das seguintes hortaliças: alface-crespa das cores roxa e verde, couve-folha, cebolinha verde e coentro.
“A orientação para o uso de adubo orgânico e da importância de consumir hortaliças nas refeições foi entendida pelos estudantes, que ajudaram na produção dos canteiros e no plantio das culturas.”, relatou Militão.
A próxima etapa, que já inicia na próxima semana, quando se comemoram os 147 anos de emancipação política de Macaíba, buscará atender as seguintes unidades: Francisco Genival (Vilar), Dayse Hall (Campinas), José Arinaldo (Loteamento Esperança), Auta de Souza (Monte Líbano), Fabrício Gomes (Conj. IPE), Waldemar Peixoto (Lagoa do Sítio I), Santa Luzia (Cajazeiras), Severino Firme (Lagoa do Sítio II), Damiana França (Canabrava) e Centro Educacional Rural (CERU).
Assecom-PMM