Saúde de Macaíba realiza novo mutirão de inserção de DIU

A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar nos dias 21, 22 e 23, segunda a quarta-feira da próxima semana, o 2° Mutirão de Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), que é indicado para contracepção intrauterina. Serão beneficiadas 60 mulheres em idade fértil. A ação acontece na Unidade Básica de Saúde de Potengi, no Alfredo Mesquita, das 8h às 16h. Para participar do mutirão é necessário fazer o agendamento em uma das 27 Unidades de Saúde ou com a agente de saúde da sua comunidade.

Segundo a responsável pelo Núcleo da Saúde da Mulher e do Homem, Gina Moura, as mulheres devem ter no mínimo 15 anos, não estarem grávida, ter realizado o preventivo no último ano, não está com inflamações, realizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais na semana anterior ao procedimento. “Após a inserção do DIU, o município vai garantir a realização de ultrassonografia em todas as pacientes no prazo de até 45 dias”, afirmou Gina Moura.

Foto: Edeilson Morais