Saúde alerta para cuidados ao encontrar morcego com alteração de comportamento e sem voar

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta para os cuidados ao encontrar morcegos no chão ou fora do horário habitual (noturno). De acordo com a coordenadora de Endemias, Fabíola Felipe, a principal recomendação é não ter nenhum contato com o animal. “Não toque no animal com a mão; imobilize o morcego com uma caixa de papelão, um pote ou pano”, informou.

Após esse procedimento a recomendação é ligar para o Centro de Endemias recolher o morcego. “O animal será recolhido e examinado para identificar se possui presença do vírus da raiva”, disse a coordenadora de endemias.

“A raiva é uma doença letal, e está ativa no Rio Grande do Norte. Ela é transmitida através dos morcegos infectados, a prevenção ocorre evitando o contato com os animais e vacinando os animais de estimação durante as campanhas”.

Fabíola enfatizou que em caso de agressão, o munícipe deve procurar atendimento médico imediatamente na UBS da sua localidade, das 7h30 às 15h30, e após esse horário na UPA.

Os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98, pois são polinizadores e contribuem para o florestamento. Além disso são controladores de insetos e pragas urbanas.

Centro de Endemias:
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 15h30
(84) 99935 0348 (apenas ligações)

Foto: Endemias

Assecom PMM