Prefeitura e órgãos de segurança debatem a criação de observatório em Macaíba

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, reuniu na sede do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) secretários municipais de várias pastas e representantes da segurança pública municipal e estadual, para tratar da implementação do observatório de segurança pública na cidade. O projeto foi apresentado pelo representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Rodrigo Fernandes, e conta com diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Rodrigo Fernandes explicou que o observatório municipal de segurança pública está sendo implementado em apenas 20 municípios no Brasil. “Nos observatórios municipais teremos um olhar local de onde os problemas acontecem para identificar as causas e propor ações voltadas à prevenção. Para isso, pactuamos a construção do Plano Municipal de Segurança Pública de Macaíba”, disse.

Para o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, o trabalho de segurança em conjunto é fundamental. “Já realizamos diversas ações que reduzem os índices de criminalidade. Já colocamos 99% de iluminação de led nas zonas urbana e rural; inauguramos a Central de Videomonitoramento, estamos implantando a Guarda Municipal, além de ações na educação, saúde e esporte. E mesmo a segurança não sendo responsabilidade do município, é nosso dever fazermos essas ações conjuntas com os órgão competentes, para trazer mais segurança para a população. Nunca uma gestão esteve tão próxima das polícias”, afirmou.

A reunião contou com a participação dos secretários municipais Rondinelli Dantas (Segurança Pública), Ademar Júnior (Educação), Júnior Rêgo (Saúde), Vitor Aguiar (Infraestrutura), Karol Romano (Planejamento), Billy Jean (Meio Ambiente e Urbanismo), Carlos Soares (Departamento de Trânsito), Sócrates Garcia (Esporte), do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Macaíba, tenente-coronel Gustavo Felipe, do comandante da Guarda Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo, coronel Kleber Macedo, comandante do Ciosp, Major Pereira, do Copom, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Antônio Pessoa de Souza Jr., e dos delegados, Arthur de Araújo (DHPP), Maria Izabel Matos (DEAM Macaíba), Tiago Praxedes (20ª Delegacia de Polícia Civil).