Na manhã dessa terça-feira (30/05), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS) estiveram presentes na Rodovia BR-304, nas proximidades da unidade de apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), propagando informações importantes sobre a campanha Maio Laranja, que tem como objetivo primordial o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa, com duração de aproximadamente uma hora, contando com o apoio e a parceria de agentes da PRF na abordagem do público-alvo, constituído por condutores de veículos automotores, distribuindo panfletos, orientando e conscientizando sobre o assunto, informando ainda os principais canais de denúncias para prevenir e combater crimes de cunho sexual contra crianças e adolescentes, a exemplo do Disque 100, que funciona 24 horas diariamente.
Sobre a campanha Maio Laranja, o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, H. Faria, expressou: “É uma temática bem importante e abrangente em que a PRF faz questão de participar. O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes está bastante em evidência, e a PRF busca junto com outros órgãos agir nesse sentido. Um comando concomitante educativo e de direitos humanos”. H. Faria ainda destacou que a PRF tem adotado um paradigma mais humanizado no atendimento dos condutores.
O secretário adjunto da SEMTAS, Eriberto Freire, destacou as ações da pasta referentes à temática do Maio Laranja, que terão sua culminância amanhã com um seminário no período matutino: “A Prefeitura, através da SEMTAS, desde o dia 1º de maio, está em campanha alusiva ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. É o segundo ano que estamos fazendo essa ação em parceria com a PRF, sendo que é um município de grande fluxo de carros e limítrofe da região metropolitana. Além de conscientizar os motoristas, nosso papel é garantir o direito dessas crianças e adolescentes”.
Fotos: Edeilson Morais
Assecom-PMM