Numa manhã histórica para o município de Macaíba, o prefeito Emídio Júnior e a vice-prefeita Raquel Barbosa acompanharam a entrega pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) de uma viatura exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, que contará com duas equipes na efetivação das rondas, formada por uma policial e dois policiais. Após o recebimento do veículo, o prefeito e a vice-prefeita se reuniram na sala de vídeo monitoramento do COISP, com representantes da Segurança Pública, vereadores e secretários da gestão municipal para aprimorar e fortalecer as ações de segurança na rede de atendimento à violência contra a mulher.
O prefeito Emídio Júnior relatou o empenho da vice-prefeita Raquel Barbosa para trazer a viatura da Patrulha Maria da Penha para Macaíba. “Não é só uma viatura, recebemos uma equipe completa que vai fazer o trabalho de combate à violência contra a Mulher aqui na nossa cidade”, disse. O prefeito também enfatizou outras ações de segurança realizadas pela Prefeitura. “Foi na nossa gestão que viabilizamos terreno para a construção do Batalhão da Cavalaria; iniciamos a construção do 11º Batalhão da Policia Militar; e fizemos o concurso da Guarda Municipal que em breve será homologado”, disse.
Para a vice-prefeita, Raquel Barbosa, a Patrulha da Lei Maria da Penha em Macaíba já é realidade. “Isso é compromisso cumprido do prefeito Emídio e meu, para trazer mais dignidade para as mulheres e segurança, e hoje estamos concretizando esse sonho”, afirmou. Além disso, a vice-prefeita informou que está sendo instalada no mlMunicípio a Casa da Mulher, para acolher e tratar como prioridade, as mulheres vítimas de violência. “Teremos acompanhamento com psicólogos e psiquiatra, apoio com alimentação, oficinas de empreendedorismo e todo o suporte para que as mulheres possam viver em paz. Vamos fazer diferente e acabar com a violência doméstica”.
O secretário de Segurança de Macaíba, coronel Kléber Macedo parabenizou a gestão pelo esforço e comprometimento. “Tenho presenciado de forma concreta as ações para manter a segurança no Município, e com o apoio da Segurança do Estado, não vamos admitir que a mulher seja agredida, e vamos garantir que a rede de apoio chegue até ela”, afirmou.
A tenente Coronel Helena, responsável pela Patrulha Maria da Penha falou que o programa trabalha na prevenção à violência contra a mulher. “É feita a ronda em prol das vítimas para prevenção, e saber se o agressor voltou a se aproximar. Os municípios que atuam nesse programa possuilem taxa zero de feminicídio”, disse.
A Patrulha Maria da Penha em Macaíba também será responsável pela busca ativa de mulheres que não foram localizadas no endereço fornecido ao 190, ou não prestaram queixa na primeira abordagem.
Estiveram presentes a presidente da Câmara de Macaíba, Érika Emídio, as vereadoras Rita de Cássia, Dadaia Ribeiro, Socorro Nogueira, Clarissa Matias, Ana Catarina; os vereadores Igor Targino, Edi do Posto e Taffarel Freitas; os secretários: Ytalyne Karyelly (Mulher), Eriberto Freire (Assistência Social), Sâmara Bridget (Saúde), Rose (representando a Educação), Roberto Borges (Procuradoria) e a delegada Maria Izabel Matos (DEAM), o delegado Tiago Praxedes (20ª Delegacia de Macaíba), Major Pereira (Chefe do Copom); Roberto Ângelo (Chefe da Guarda Municipal de Macaíba).
Assecom PMM
Foto: Maxson Savalle