Com iniciativa da Assistência Social, Macaíba terá centro para atender pessoas em situação de rua

Na manhã desta terça-feira (14), as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semthas) de Macaíba receberam membros do Movimento Nacional da População de Rua para dialogar e planejar a implementação do primeiro Centro POP do município. O órgão é responsável pelo atendimento às pessoas em situação de rua e se encontra no âmbito da proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Eles visitaram o antigo balneário Bob Esponja, local que abrigará o POP Macaíba.

No Centro POP pessoas em situação de rua vão poder encontrar um espaço para higiene pessoal, fazer refeições, guardar pertences, ter apoio para conseguir documentos pessoais, ter acesso à direitos sociais e outros serviços.

“Hoje foi o pontapé inicial. Recebemos os representantes do POP Rua e apresentamos o local. Mas o grande marco é que nós vamos criar um POP municipal, custeado pelo Município. Isso representa um avanço extraordinário para a política de assistência às pessoas em situação de rua”, comentou o secretário da Semthas, Eriberto Freire Tomaz.

Para a coordenadora do Pop Rua em Natal, Natália Potiguar, o Centro POP permite um atendimento especializado para as pessoas em situação de rua. “Esse diálogo com o Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua e com o Colaboratório é muito importante. Essa formação interna ajuda a conhecer as demandas do seguimento e a conhecer como funcionam os outros Centros POP”, disse ela.

Também participaram do encontro a coordenadora do CREAS, Luana Barbosa; a coordenadora do Centro POP Macaíba, Patrícia Félix; a coordenadora da Proteção Social Especial, Deise Pedroza; e a equipe de abordadores sociais da Semthas.

Fotos e texto: Raphael Oliveira

Assecom-PMM