O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF-A), do Banco do Nordeste, chegou oficialmente ao município de Macaíba, mais precisamente na comunidade quilombola de Capoeiras, nesta quarta-feira (23/04). Dezenas de moradores poderão ser beneficiados, fortalecendo assim a prática de agricultura familiar na região.
A solenidade referente às primeiras assinaturas de contratos foi realizada na sede do Ponto de Cultura local, contando com representações da Prefeitura e do Banco do Nordeste, além de lideranças comunitárias. Nessa oportunidade, os presentes também puderam receber as orientações devidas de técnicos especializados sobre o funcionamento do programa e a documentação necessária para a adesão.
Os beneficiários que assinarem os contratos terão direito a empréstimos com limite de até 50 mil reais junto ao Banco do Nordeste, parceiro do programa, com três anos de carência e juros de 0,5% ao ano, para poderem adquirir materiais e insumos para auxiliá-los em atividades como Agricultura Familiar, Pecuária, Apicultura, Pesca, etc. Não ter o nome restrito em órgãos de proteção de crédito é uma condição essencial para acesso aos empréstimos.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Edivaldo Emídio, representou a Prefeitura na ocasião e explicou que a quantidade de beneficiários não tem um limite estabelecido, basta que tenham comprovação legal de que trabalha na atividade agrícola e outras ramificações que sejam oriundas do homem que trabalha diretamente com atividade rural. É preciso que o interessado esteja dentro da legalidade documental e que seja pertencente à família quilombola, inclusive Capoeiras já tem sua regularização fundiária (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF) por ser uma comunidade quilombola.
Secom-PMM