Secretaria de Saúde intensifica trabalho de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt

Neste mês de maio, o Centro de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba, está intensificando suas ações mediante o primeiro levantamento de índices rápido (LIRa) para orientação das ações de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta sexta-feira (03), o trabalho ocorreu em residências do Loteamento Santa Rosa, região de Mangabeira.

Segundo a coordenadora do Centro de Endemias, Fabíola Juvino, este levantamento consiste em uma recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para indicar o índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças endêmicas como dengue, chikungunya e zika.

O trabalho é realizado pelos agentes de combate às endemias, coletando as amostras de larvas nos depósitos ou recipientes que acumulem água. Após estes dados consolidados, o município terá um indicador para intensificar suas ações nos bairros. Estas ações irão orientar o planejamento das ações de controle vetorial.

Fabíola destaca ainda que se a pessoa apresentar quaisquer sintomas de febre, dor nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar atendimento médico, para ser notificada e medicada. “Mediante as notificações, podemos nortear as ações com o bloqueio químico portátil ou UBV – carro fumacê e as nebulizações com inseticidas para quebrar a cadeia de transmissão do vetor. Contudo, manter os ambientes limpos, depósitos fechados, evitar acúmulo de lixo em terrenos baldios são as melhores formas de combater as arboviroses”, finalizou.

“Eu acho esse trabalho muito importante, porque no ano passado aqui teve um foco muito grande. Vocês (agentes) estão fazendo esse combate, olhando nas casas onde podem ter focos, porque a dengue é uma doença que mata. Então, agradeço muito”, afirmou Francineide Limão, moradora do Loteamento Santa Rosa.

Fotos: Edeilson Morais