A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria de Educação, está estruturando a Escola Municipal Waldemar Diógenes, em Lagoa do Sítio I, para se tornar polo de tempo integral, ainda em 2023. A escola passou a receber, após um reordenamento da rede de ensino na região, alunos da educação infantil até o 5° ano, além de Lagoa do Sítio I, de Porteiras e de Riacho do Feijão.
O reordenamento ocorreu em comum acordo com as comunidades envolvidas, com a realização de reuniões para explicar aos pais os benefícios.
Além de uma melhor estrutura, funcionamento em tempo integral e transporte escolar, a Educação está otimizando a aplicação dos recursos públicos. Para se ter uma ideia, a Escola Municipal Antônia Marinho, em Porteiras, e a Escola Municipal Professora Nazaré Madruga, em Riacho do Feijão, funcionaram, em 2022, com apenas 25 alunos cada uma.
Os alunos dessas comunidades foram matriculados na Escola Municipal Valdemar Diógenes, em Lagoa do Sítio I, garantido o transporte escolar. Esta escola passou a funcionar com turmas da educação infantil aos anos iniciais (até o 5° ano) e está sendo estruturada para ser um polo educacional de tempo integral, ainda em 2023. Nos mesmos moldes de tempo integral que acontece na Creche Infantil Professora Enedina Augusta Bezerra e CMEI Professora Eunice Eugênia, com quatro refeições diárias e atividades complementares às do currículo formal.
Os dois prédios em que funcionavam as escolas, nas comunidades Porteiras e Riacho do Feijão, abrigarão novos serviços às comunidade, onde passarão a funcionar uma unidade de saúde e um centro de convivência.
Assecom-PMM