As famílias atípicas de Macaíba, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizaram neste sábado (26), a 3ª Caminhada da Conscientização do Autismo – ‘Informação gera empatia, empatia gera respeito’, percorrendo ruas do Centro da cidade. O evento contou com as presenças do prefeito Emídio Júnior, do deputado estadual Kléber Rodrigues, da vice prefeita, Raquel Barbosa, da presidente da Câmara, Érika Emídio, das vereadoras Ana Catarina, Clarissa Matias, Socorro Nogueira, dos vereadores Edi do Posto, Aroldo da Saúde, e a primeira dama e mãe atípica, Edilaine Emídio.
O prefeito Emídio Júnior afirmou que a causa autista não é uma bandeira política ou administrativa, é uma bandeira de vida. “Essa é a terceira caminhada e já foi grandiosa. Para a gente é muito importante dizer que Macaíba já é referência no Rio Grande do Norte em terapia ABA e ampliamos a faixa etária até 18 anos. Vamos lutar e fazer nosso município uma referência ainda maior”, declarou.
O deputado Kléber Rodrigues parabenizou as mães atípicas pelo evento. “O intuito da caminhada é dar visibilidade, é conscientizar, mostrar às pessoas o que é o autismo. Eu já tenho seis anos trabalhando com autismo e 26 leis aprovadas. É um trabalho com a participação de todos. A principal bandeira aqui é a do amor e a do respeito. Mês do autismo não é só em abril, são os 12 meses do ano”, afirmou.
A mãe atípica Kalyana da Silva Lourenço explicou que o objetivo desse momento é mostrar à sociedade que as pessoas inseridas nessa condição são muitas vezes excluídas e oprimidas. “Queremos mostrar o quanto nossa luta é importante para a construção de uma sociedade melhor e mais humana”, explicou.
A caminhada saiu da Praça Augusto Severo e o encerramento foi na praça Paulo Holanda Paz com uma estrutura de diversão para todas as crianças com brinquedos, pipoca, picolé e algodão doce.
Secom PMM
Foto: Flávia Urbano