A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando diariamente as visitas domiciliares no combate aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses urbanas pelos agentes de combate às endemias, e intensificando a conscientização aos moradores nesse período de pancadas de chuvas.
De acordo o supervisor geral dos agentes de endemias, André Marques, mais de 60% dos imóveis dentro do município estão fechados ou o proprietário se recusa a receber o agente de endemias. “São muitas casas fechadas, e certamente o índice focal do nosso município estão nessas residências, e dessa forma não conseguimos fazer um trabalho de fato com a fidelidade que tem que ser feito”.
O agente de endemias Tarcísio Feitosa Dantas Filho, informou que realiza 25 visitas domiciliares por dia, número preconizado pelo Ministério da Saúde, e encontra muitos domicílios fechados. “Uma a cada cinco casas a gente encontra foco de mosquito e fazemos o tratamento com larvicida. Nos imóveis que não encontramos o proprietário outro agente faz uma nova abordagem, e fazemos comunicação ao supervisor”, disse.
A moradora da rua Dinarte Mariz, Eliene Moura da Silva, 54 anos, disse que é muito importante esse trabalho e sempre está com sua casa aberta para os agentes realizarem o trabalho. “Eu cuido da minha casa, mas se a minha vizinha não cuidar, eu posso adoecer”, disse.
Assecom PMM
Foto: Edeilson Morais