A Câmara Municipal de Vereadores de Macaíba recebeu a VII Jornada da Visibilidade Trans, na tarde desta quarta-feira (22). O evento contou com a participação da vereadora de Natal, Thabatta Pimenta, da coordenadora estadual de Diversidade Sexual e Gênero e Mestra em Geografia, Rebecka de França e da coordenadora geral da ong ATTRANSPARENCIA RN, Wanja Celine. A Jornada acontece em diversas cidades do RN e contou com o apoio da Prefeitura de Macaíba.
Durante o evento, diversos representantes da comunidade LGBTQIAPN+ puderam dialogar sobre os desafios e compartilhar experiências importantes para a comunidade. “Eu fico muito feliz em saber que está havendo espaço na política do RN pra que outras pessoas trans possam sonhar também em ocupar o espaço político, espaços de liderança e todos os espaços que nós quisermos ocupar por direito. A jornada vem fazendo esse debate a muito tempo e a ATTRANSPARENCIA se coloca como um lugar de aplauso que a nossa sociedade precisa”, comentou Thabatta.
Em Macaíba, a recém criada Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania se propõe a defender o direito das pessoas trans. “A gente precisa pautar o debate, compreender e acreditar que somos feitos da mesma natureza, somos todos iguais. Nós precisamos trazer esse público para dentro dos espaços de discussões e daqui poder reverberar para nossa sociedade aquilo que nós queremos. E quando o prefeito Emídio Jr criar a Secretaria, essa invisibilidade começa ser enfrentada”, comentou o secretário da pasta, Cícero Militão.
O evento contou ainda com a presença da Agente Cultural da Casa de Cultura de Macaíba, Hellen Kimberly; da influencer e articuladora da Jornada, A Lipa; do secretário Municipal de Cultura, Sérgio Nascimento; do secretário adjunto de cultura, Ionillo Ribeiro; da secretária municipal de Comunicação, Flávia Urbano e dos vereadores(as) Erika Emídio; Dadaia Ribeiro; Luciana Barbosa e Reginaldo Campos.
Assecom-PMM