A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), garante dignidade menstrual a 500 mulheres do município inscritas no CadÚnico e em acompanhamento pelos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) com a entrega de dois pacotes de absorventes higiênicos, uma vez por mês.
De acordo com o secretário da Semthas, Eriberto Freire Tomaz, o programa ‘Menstruação sem Tabu’ foi iniciado no município em 2022, antes mesmo do programa nacional, criado por meio da Lei Municipal 2.266/2022, que definiu as diretrizes para a conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos. “Nós, da Assistência Social, executamos o programa para as mulheres de baixa renda das zonas urbana e rural. Entregamos cerca de mil pacotes de absorventes mês, disse.
Eriberto Freire informou que a Semthas fornece 200 absorventes pós-parto que acompanham o kit de natalidade entregue para as gestantes inseridas no Cadastro Único em acompanhamento ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), na zona urbana e rural. “O benefício pode ser solicitado a partir do quinto mês de gestação ou até trinta dias após o nascimento do bebê, devendo este ser acompanhado e deferido pelo técnico do serviço social ou psicologia Cras/Creas”, explicou o secretário.
Para a usuária do CRAS, Jaciara Giordano, 28 anos, o programa mudou a forma de como ela vivia durante o seu ciclo menstrual. “Já teve meses que eu não tinha como comprar absorventes e usava panos. Depois soube do programa no CRAS, me inscrevi e passei a receber os absorventes mensalmente. Foi maravilhoso para mim. Porque só sabe o custo, quem precisa comprar todo mês”, relatou.
Foto: Luan Alves
Assecom PMM