Secretaria de Esporte anuncia matrículas para turmas de jiu-jitsu e ginástica

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), vai realizar de 05 a 09 de fevereiro, das 8h às 15h, as inscrições dos projetos de ‘Jiu-Jitsu nas Escolas’, na Praça da Juventude e ‘Jovem Promessa da Ginástica’, na sede da secretaria, situada na Rua Frei Miguelinho, nº 178, destinados a crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

Para o jiu-jitsu, são 120 vagas ofertadas em dois polos de treinamento, na Praça da Juventude e As Marias (zona rural), com aulas segunda, quarta e sexta, para alunos dos 09 aos 14 anos. A ginástica atende 194 crianças, dos 05 aos 09 anos, na Vila Olímpica de Macaíba, em parceria com a Federação Norte-Riograndense (FNG) e a Caixa Econômica Federal.

De acordo com o titular da SMEL, Sócrates Garcia, o jiu-jitsu é uma das atividades mais praticadas, entretanto é ofertado apenas em academias privadas. “Oferecer essas aulas é oportunizar essa prática tão importante às crianças em situação de vulnerabilidade aqui no Município, e sobretudo acreditar que esporte é uma ferramenta de transformação social, através da inclusão que promove”. Segundo o secretário é muito gratificante ter projeto Jiu-jitsu nas Escolas funcionando e sendo ampliado no ano de 2024. “Vamos dividir por faixas etárias, com turmas de 09 e 10 anos, e de 11 a 14 anos”.

Para Erika Virginia, 29 anos, mãe do aluno Erick Luís, a aula de jiu-jitsu ensina não só a arte marcial, mas também o respeito e a disciplina. “É uma atividade completa, que traz muitos ensinamentos as crianças e tira de frente das telas”.

Foto: Edeilson Morais

Assecom PMM