Unidades de Saúde de Macaíba terão novo horário de atendimento a partir de 1º de setembro

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a partir da próxima sexta-feira, 1º de setembro de 2023, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de nosso município terão novo horário de atendimento para os usuários do sistema de saúde tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Em áreas urbanas, os profissionais de saúde atuantes nas unidades de saúde da rede municipal irão prestar atendimento no horário das 8h às 17h. Por sua vez, nas áreas rurais, esse atendimento deverá ocorrer entre 8h e 16h.

Essa inovação se deve ao fato de que a maioria dos usuários, entre 70% e 80%, procura atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com situações classificadas como verde ou azul, conforme o Protocolo de Manchester, ou seja, de baixo risco, gerando demandas que poderiam ser plenamente atendidas e resolvidas nos próprios postos de saúde das comunidades, explicou a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima.

Os novos horários irão ampliar e fomentar o acesso da população aos serviços exclusivos da Atenção Primária de Saúde. Por conseguinte, o atendimento prestado em relação aos serviços de urgência e emergência no dia a dia da UPA será otimizado.

Foto: Edeilson Morais