Em evento realizado na Casa do Empresário de Macaíba, na tarde desta terça-feira (25/07), a Prefeitura e o Sebrae/RN apresentaram e lançaram para o público os detalhes do plano de ação do Sistema ELI – Ecossistema Local de Inovação para o município, construído com a participação de representantes do Poder Público, nos níveis estadual e municipal, e de entidades acadêmicas e empresariais como Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Santos Dumont, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Fecomércio/RN, Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, dentre outras, como grupos de escoteiros.
Previamente ao lançamento, entre os meses de março e junho, foram realizados quatro workshops para discutir e validar os pontos fortes e as estratégias táticas para aprimorar os pontos fracos e as possíveis ameaças que poderiam ser obstáculos para a implementação e a efetivação do ELI em nossa cidade, com a perspectiva de atrair diversas startups (empresa emergentes) e empresas consolidadas, além de incentivar a cultura do empreendedorismo, formação e captação novos talentos, com geração de emprego e renda para a população macaibense.
Na ocasião, foram apresentados os principais agentes e as entidades que irão compor o corpo de governança. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício, destacou que, por ser um sistema participativo, é fundamental participação de entidades empresariais e acadêmicas, colaborando no sistema para o desenvolvimento de Macaíba.
Após o momento de lançamento, foi organizado um painel com professores, especialistas e representantes da UFRN, do Instituto Metrópole Digital e do Sistema ELI de Currais Novos, onde cada um expôs suas experiências e visões para a plena operação do sistema, destacando a integração entre os agentes participantes.
Em nosso município, foram identificados os seguintes setores prioritários para serem trabalhados pelo Ecossistema Local de Inovação: Indústria, Comércio e Serviços, Agronegócio, Saúde e Educação. As três macroestratégias definidas estarão focadas em fomentar o empreendedorismo inovador em todos os níveis da educação no município; desenvolver ações de melhoria para infraestrutura do Ecossistema; e Integrar todos os setores econômicos e instituições ao Ecossistema.
A governança ficará a cargo da Prefeitura de Macaíba, através das secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Instituto Santos Dumont, Fecomércio/RN, Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaíba e Centro Estadual de Educação Profissional Amazonina Teixeira de Carvalho. Macaíba é a sétima cidade do Rio Grande do Norte a implementar esse sistema inovador.
Fotos: Edeilson Morais
Assecom-PMM