Neste mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba, através do Centro de Controle de Endemias, tem intensificado as ações contra doenças da estação, mais precisamente as arboviroses, com o levantamento de índice rápido amostral (LIRA). Até a presente data, já foram visitados 1.288 imóveis na zona urbana. Constatou-se que 63 desses imóveis estavam com larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue, chikungunya e zika vírus, refletindo que o município está muito suscetível à infestação por essas doenças, com um índice de 4,9%.
As atividades domiciliares de visitas dos agentes de combate às endemias para identificação e eliminação das condições favoráveis à proliferação do Aedes Aegypti devem continuar em toda a cidade.
Nesse sentido, a SMS irá continuar com um intenso trabalho para prevenir e combater sua transmissão, mas orienta que a população possa fazer a sua parte, colaborando na eliminação dos criadouros. Os principais criadouros das larvas são: tonel, tanque, barril, vasos e pneus. Importante destacar que, segundo dados do Ministério da Saúde, em torno de 70% criadouros do aedes aegypti são encontrados em residências.
“Alertamos aos moradores que realizem a manutenção adequada dos recipientes com ou em condições de acumular água parada. Quanto menor o índice de infestação de mosquitos, menor a chance de circulação das arboviroses”, disse a coordenadora do setor de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da SMS, Fabíola Felipe.
Assecom-PMM