Prefeitura de Macaíba e SENASP realizam primeira reunião para tratar de futuras ações para a Segurança Pública

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de Macaíba, Emídio Jr., recebeu na sede do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) a visita do representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Rodrigo Fernandes, para tratar de futuras ações na área de Segurança Pública para a cidade.

Um ponto de destaque na pauta dessa primeira reunião entre representantes dos referidos órgãos foi a implementação de um observatório municipal de segurança pública, que poderá levantar dados sobre os índices e as causas de violência nas mais diversas regiões e, consequentemente, planejar e desenvolver ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento de ocorrências. Tudo isso, com devido assessoramento de técnicos da SENASP, conforme as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), buscando integrar órgãos de segurança e inteligência; padronizar informações, estatísticas e procedimentos.

“A SENASP chega ao município para ajudar na implementação de um observatório municipal de segurança pública, que é um ambiente que proporciona, através de uma interagencialidade entre secretarias, entre as forças de segurança, entre os sistemas de justiça criminal, a produção de evidências na área de Segurança Pública, do controle da criminalidade e da desordem urbana, para que se tenha uma tomada de decisão por parte dos gestores municipais mais assertiva e eficaz. Então, a ideia é que a Prefeitura de Macaíba faça a implementação desse ambiente (observatório).”, relatou Rodrigo Fernandes.

A reunião realizada na data de hoje contou ainda com a participação do secretário municipal de Segurança Pública, Rondinelli Dantas, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Macaíba, tenente-coronel Gustavo Felipe e o comandante da Guarda Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo, e assessores da pasta de Segurança Pública do município. Amanhã, uma nova reunião irá abordar mais temas pertinentes com a presença do prefeito, secretários municipais e autoridades municipais e estaduais da área em questão.

Foto: Maxson Savelle