Em razão da época do ano de maior adoecimento por arboviroses e síndromes gripais, todas as 27 Unidades Básicas de Saúde de Macaíba estão com um número maior de fichas para atendimento da população das 7h30 às 15h30, e nas Unidades Sentinelas – UBS Potengi e UBS do Campo das Mangueiras, que possuem funcionamento estendido das 15h30 às 19h.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, o paciente que apresentar sintomas como garganta inflamada, dor no ouvido, dor ao urinar, crise asmática leve, erupções na pele, tosse, diarreia, dor de cabeça, febre, dor no corpo, dor nos olhos, indisposição comuns de arboviroses (dengue, Chikungunya, zika) e de doenças virais transmissíveis (covid-19 e influenza) devem procurar a UBS mais próxima de sua casa.
O secretário informa que caso o paciente necessite de medicações injetáveis, serão encaminhados para as Unidades Polos que ofertam serviços diferenciados. “Fazemos nas nove Unidades Polos a administração de medicamentos injetáveis, e outros procedimentos que não sejam necessariamente de emergência, mas urgências que podem ser tratadas na própria atenção primaria”, disse Júnior Rêgo.
O gestor da pasta alerta que caso o paciente apresente sintomas gripais, é importante usar máscaras para evitar o contágio, e que a vacinação contra influenza, vírus da gripe está em andamento em todas as UBS para o grupo prioritário.
Em caso de sintomas mais graves como dor abdominal ou sangramento, é necessário procurar atendimento na UPA, que se trata de uma unidade para atendimento de emergência.
Assecom PMM
Foto: Edeilson Morais