O ano de 2023 foi de muitas realizações para a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Macaíba. Os profissionais da pasta realizaram mais de 118 mil atendimentos à população por meio dos seus equipamentos e serviços como o Cadastro Único e o Programa Criança Feliz.
Recorde em atendimentos, a equipe do Cadastro Único realizou mais de 92 mil atendimentos no ano passado. Os profissionais realizam atendimentos como atualização de dados, inclusão e transferência cadastral. Serviços essenciais para quem necessita do Bolsa Família, programa de transferência de renda do Governo Federal, com atendimento presencial na SEMTHAS.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram juntos mais 11 mil atendimentos. Os CRASs ofertam serviços voltados às crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência, atuando na garantia de direitos, em quanto o CREAS atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.
Com mais de 11 mil visitas domiciliares, o Programa Criança Feliz apoia e acompanha gestante, crianças e sua família, facilitando o acesso à políticas e serviços públicos de que necessitem. Já para quem deseja entrar no mercado de trabalho, a SEMTHAS disponibiliza o Programa Trabalho e Renda, que atendeu 3117 pessoas e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 800 macaibenses.
Com todas essas ações, a SEMTHAS garante direitos à população mais necessitada. “A política de Assistência Social em Macaíba, no ano de 2023, através de suas equipes psicossociaias, garantiu direitos para população em vulnerabilidades e risco social de Macaíba na zona urbana e rural. Conforme preconiza a nossa Carta Magna: Art. 203, a Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”, ressaltou o secretário adjunto de Assistência, Eriberto Tomaz.
Assecom-PMM