A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Vigilância em Saúde, está realizando pela primeira vez em Macaíba, ações de vigilância em saúde do trabalhador monitorando a incidência de doenças e identificando precocemente os agravos. De acordo com a coordenadora Gislainhy Pires, o atendimento é realizado em parceria com as empresas e em três meses de atuação foram atendidos mais de 700 trabalhadores, realizadas 2.238 testagens de Infecções Sexualmente Transmissível (IST´s) e aplicadas 360 doses de vacinas.
Segundo Gislainhy Pires, a ação conta com palestras sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e saúde laboral. “A vigilância itinerante garante ao trabalhador, que não tem tempo de procurar uma unidade de saúde durante o dia, o acesso a saúde. Partimos da atividade laboral, orientamos sobre a saúde ocupacional, mas vemos esse colaborador como um todo, garantindo o seu bem-estar físico e emocional”, disse.
A coordenadora informou que a visita às empresas é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, técnica de enfermagem, agente farmacêutico, psicólogos, coordenação de saúde do homem e da mulher. “Os reflexos dessas ações são a diminuição dos agravos crônicos desses colaboradores, o diagnóstico precoce e a garantia do tratamento e acompanhamento dessas pessoas que não tem disponibilidade para buscar uma unidade de saúde, devido ao seu horário de expediente”.
Para o técnico em Segurança do Trabalho, da Minerações e Construções LTDA, Reinaldo Orlando Augusto, 56, essa parceria com a saúde atende diretamente os trabalhadores com imunização e testagens. “Nossos trabalhadores imunizados não vão ficar doentes, dessa forma queremos criar uma ‘consciência preventiva’ que é o mais importante”.
O pintor industrial Eriberto de Oliveira Dantas, 55, disse que essa é uma ótima ação. “A gente não precisa se deslocar para vacinar e tudo isso aqui é para o nosso bem”.
Fotos: Edeilson Morais
Assecom PMM