A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Macaíba irá apresentar os editais da Lei Paulo Gustavo à comunidade artística do centro e das comunidades tradicionais de nosso município. Na manhã desta sexta-feira (29/09), a reunião de apresentação acontece na Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita, a partir das 10h. Já no turno da tarde, os documentos serão levados ao conhecimento da comunidade quilombola de Capoeiras, no Ponto de Cultura da região, no horário das 15h.
Na sequência, na próxima quarta-feira (04/10), será a vez dos povos ciganos. O encontro para apresentação será na Casa da Cultura, a partir das 15h. Na mesma data, no início da noite, o Centro de Cultura da comunidade indígena de Tapará sediará um encontro com o objetivo de apresentar os referidos editais. O evento começará a partir das 19h.
Conforme informações da SMCT, as propostas de editais apresentadas foram para dois segmentos culturais, sendo um para a produção audiovisual e outro para as demais áreas da cultura (outras linguagens), totalizando 133 projetos. De acordo com a Lei Paulo Gustavo, o valor destinado para a área de produção audiovisual deve ser de 70% do total dos recursos enviados pelo Governo Federal ao município, sendo os 30% restantes destinados às outras linguagens (cultura geral). Macaíba recebeu um montante de R$ 720.405,07.
A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) será a responsável pelo processo de seleção dos projetos. Todo o processo de inscrição será feito por meio de uma plataforma na internet criada e gerenciada pela instituição. A meta da SMCT é que, em breve, a plataforma do processo seletivo seja apresentada aos artistas e produtores culturais, sendo as inscrições iniciadas nos primeiros dias do mês de outubro.
Assecom-PMM