A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou nesta quinta-feira (17), na Casa de Cultura Popular Nair de Andrade Mesquita, o Encontro dos Povos de Terreiro, ciganos e Indígenas de Macaíba. O evento contou com a palestra “Igualdade e respeito à diversidade religiosa”, ministrada por Pai Leo e exibição de documentário “Itãs: a oralidade dos nossos ancestrais. Orixá Exú e Oxalá”, além de apresentações culturais.
O evento faz parte da ação Cultura A Gosto, programação cultural promovida pela Secretaria para celebrar a cultura popular macaibense neste mês de agosto. Uma série de atividades diversificadas estão sendo realizadas, entre elas, a exposição “Grandes carnavais macaibenses”, que está aberta na Casa de Cultura, inscrições para formação de grupos de coco de roda e xaxado e iniciativas concluídas, como a homenagem aos personagens ilustres do Carnaval macaibense e a palestra “A importância do negro na construção cultural e histórica de Macaíba.
Pai Leo destacou a importância do Encontro para a visibilidade dos povos de terreiro de Macaíba, uma iniciativa que contribui para o fim do preconceito que existe contra as comunidades religiosas de matriz africana.
“Essa ação é muito importante para fortalecer os laços culturais dentro do nosso município e dar visibilidade, mostrar que Macaíba tem terreiro, tem comunidade indígena e tem o povo cigano”, declarou o secretário de Cultura Sérgio Nascimento.
Presentes também as vereadoras Érika Emídio e Dadaia Ribeiro.
Foto: Edeilson Morais
Assecom PMM