Na manhã desta segunda-feira (15/05), foi realizado com êxito o terceiro workshop acerca da implementação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) no município de Macaíba. O novo encontro aconteceu no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Santos Dumont, Campus do Cérebro. Este é o penúltimo passo para definir o plano para o lançamento efetivo e a governança dessa metodologia.
Hoje, com a participação de entidades públicas, acadêmicas e empresariais, foram discutidos e validados os pontos fortes e as estratégias táticas para aprimorar os pontos fracos e as possíveis ameaças que poderiam ser obstáculos para a implementação e a efetivação do ELI em nossa cidade.
Por conseguinte, o plano de intervenção a ser traçado, que deverá ser apresentado no workshop de encerramento, previsto para o dia 1º de junho, na Escola Agrícola de Jundiaí, inclui estratégias como: 1) fomentar o empreendedorismo inovador em todos os níveis de educação no município; 2) desenvolver ações de melhoria para a infraestrutura do ecossistema; e 3) integrar todos os setores econômicos e instituições ao ecossistema de inovação.
Com a efetivação do ELI, Macaíba poderá atrair diversas startups (empresa emergentes) e empresas consolidadas que muito poderão contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade, além de incentivar a cultura do empreendedorismo, formação e captação novos talentos, geração de emprego e renda, impulsionando a cadeia produtiva e comércio da região.
Após o workshop, os participantes visitaram as instalações do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX. Cabe destacar que Macaíba será a sétima cidade no RN a implementar esse sistema, entrando para o seleto grupo onde já estão Natal, Mossoró e Caicó.
Fotos: Edeilson Morais
Assecom-PMM