Prefeitura de Macaíba planeja a construção de um mausoléu para o aeronauta no município
Após 120 anos, o filho ilustre retorna à casa. Em um momento que está marcado na história de Macaíba e do Rio Grande do Norte, os restos mortais de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão (1864-1902), macaibense, mártir da aeronáutica brasileira e mundial, retornaram ao solo potiguar em solenidade realizada na última sexta-feira (16), no Centro Cultural Trampolim da Vitória, em Parnamirim.
O prefeito Emídio Jr, a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, o jurista Armando Holanda Leite, a presidente do Conselho Administrativo do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Paiva, secretários estaduais e municipais, a comissão responsável pelo traslado dos restos mortais do cemitério São João Batista no Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte foram algumas das autoridades presentes no evento, que também contou com a presença de familiares de Severo. Em seu discurso, o Chefe do Executivo Municipal macaibense destacou o orgulho por participar do momento histórico e ser conterrâneo do inventor.
“Nesta tarde, sinto muito orgulho de estar aqui na qualidade de prefeito do município berço do ilustre balonista, representando a todos os seus conterrâneos, irmãos de chão, de história, de idas e vindas, da província banhada pelo rio Jundiaí, cujas lembranças estão fincadas no coração de todos aqueles que cruzam nossas ruas, que passeiam por nossas praças e que se orgulham do torrão que Severo nasceu […] Seja bem-vindo, Severo. Os potiguares, de forma especial nós macaibenses, nos sentimos felizes com o seu retorno”, declarou o prefeito.
Um cortejo foi realizado do Centro Cultural em Parnamirim até o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), no bairro Cidade Alta, em Natal, deixando os restos mortais no local, até que seja construído um novo mausoléu para recebê-lo, em Macaíba. Uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores macaibense para que seja feita a escolha do local onde será construído o monumento.
Sobre Augusto Severo
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu no dia 11 de janeiro de 1864 em Macaíba e também foi deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, professor e escritor. Inventor, criou o balão “Bartolomeu de Gusmão”, em 1894 e o “Pax”, em 1902. No dia 12 de maio daquele ano, em Paris, em seu primeiro voo com o dirigível, ao lado do mecânico francês Georges Sachet, Severo sofreu um acidente que ceifou sua vida e do mecânico.
Texto: Tadeu de Oliveira
Fotos: Raphael Oliveira e Tadeu de Oliveira
Assecom-PMM