O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macaíba realizou, nesta quinta-feira (11), um mutirão de cirurgias de frenectomia lingual para correção de “língua presa”. Foram atendidas dez crianças de zero a 12 anos. De acordo com o coordenador do CEO, Anderson Carvalho, uma vez por mês os mutirões serão realizados para atender a demanda de pacientes encaminhados pelos dentistas das unidades básicas de saúde e também pelos profissionais do próprio centro de especialidades. O próximo mutirão já tem data marcada e acontece no dia 15 de setembro.
O freio lingual faz parte da anatomia, uma membrana que une a língua à parte de baixo da boca, e é essencial para a mastigação, deglutição (engolir) e respiração. Porém, em alguns casos, é verificado o encurtamento do freio, popularmente conhecido como “língua presa”, que precisa ser corrigido. “Por isso é tão importante a realização do teste da linguinha logo nos primeiros dias de vida do bebê.
“A cirurgia de frenectomia lingual é muito importante porque, a depender da idade, pode causar, entre outros, dificuldade para amamentação, atraso no desenvolvimento, problemas na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem, e dificuldade na introdução de alimentos”, afirmou o coordenador do CEO de Macaíba, Anderson Carvalho.
Para maiores informações sobre a cirurgia de frenectomia lingual: (84) 3271.6575