Equipes da UPA de Macaíba recebem treinamento do Projeto SPRINT para otimização do atendimento de casos de infarto

Dando continuidade às ações do projeto SPRINT, projeto idealizado pela Boehringer Ingelheim, que tem como objetivo organizar e melhorar a linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no estado do RN, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba ofertou um treinamento para as equipes não assistencial, médica e de enfermagem nesta terça-feira (19/07).

A atividade foi dividida por equipes e organizada da seguinte forma: Projeto de infarto equipe não assistencial (portaria, recepção, laboratório, administrativo e farmácia) e Aula enfermagem/médicos – Projeto Sprint, sendo realizada durante o período vespertino.

O atendimento ao IAM requer a máxima urgência possível, tendo que ser feito nos primeiros 120 minutos depois do aparecimento dos sintomas, ou seja, 2 horas, conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O Sprint serve para agilizar e otimizar o atendimento a pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio. A operacionalização do projeto ocorre mediante um aplicativo de comunicação chamado “Join”, contando com uma estrutura própria dentro da unidade, tablets, internet 4G, bases de dados sistemática online de apoio, com médicos especialistas.

Mediante o “Join”, realiza-se uma conexão com o centro de referência em Hemodinâmica do Hospital Universitário Onofre Lopes (em Natal), que oferece o suporte diagnóstico rápido quando necessário e a estratégia terapêutica a ser realizada. Assim, o paciente que procura a UPA com suspeita de infarto já tem o atendimento remoto de um cardiologista logo na sua chegada.

Projeto SPRINT

O SPRINT é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim para desenvolver e aperfeiçoar as redes de atendimento ao paciente com Infarto agudo do miocárdio, promover o diagnóstico rápido e a estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade pela doença. O Projeto Sprint foi efetivamente implantado na UPA de Macaíba em abril deste ano de 2022.

“É muito importante que a população esteja atenta aos sinais e sintomas de infarto, como dor no peito em aperto que não passa no repouso e que irradia preferencialmente para o braço esquerdo, muitas vezes associado a náusea, vômito, falta de ar súbita e suor frio, afinal estamos falando de uma doença em que 40 a 65% das pessoas falecem na primeira hora de início de sintomas e 80% falecem nas primeiras 24 horas.”, explica Agustinho Azevedo, diretor da UPA de Macaíba.

Assecom-PMM