Um dos maiores anseios da população macaibense quanto à área de Segurança Pública está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Isso porque na tarde desta quarta-feira (27/04), o prefeito Emídio Jr. sancionou a Lei Complementar nº 008/2022, que versa sobre a criação da guarda municipal de Macaíba.
A futura guarda macaibense a ser implementada funcionará ininterruptamente e desempenhará a função de vigilância e fiscalização ostensiva de caráter preventiva, zelando pelo respeito à Constituição, às leis, à proteção do patrimônio e incolumidade pública no âmbito do município.
De acordo com o texto da Lei, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal após envio do projeto de lei pelo chefe do Poder Executivo, serão 100 vagas criadas para essa função. Contudo, pretende-se preencher 50 vagas inicialmente por meio de um concurso público específico para essa finalidade, com reserva assegurada de 20% dos cargos para o sexo feminino, após emenda proposta, apresentada e aprovada na Câmara. A carga horária estipulada será de 44h semanais. Além disso, os (as) futuros (as) guardas municipais terão direito a Gratificação de Risco de Vida (GRV) especial, além de seu salário-base.
Outro grande investimento que a atual gestão municipal está fazendo para melhorar a segurança é relativo à construção do futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP). Com isso, Macaíba sairá de zero para milhões de reais investidos nesse setor nos próximos anos.
O COISP irá funcionar ao lado da sede da Prefeitura e terá um moderno sistema de videomonitoramento integrado ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (CIOSP/RN). Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência nessa área.
Assecom-PMM