Macaíba: Gestão Emídio Jr publica chamada em diário oficial para construção de uma moderna central de videomonitoramento

Além da central, várias outras ações na área de segurança serão realizadas no município, dentre as quais, a criação da guarda municipal

COISP de Macaíba será uma das mais modernas centrais de videomonitoramento do estado

O município de Macaíba sairá de zero real para milhões investidos em segurança pública nos próximos anos. Um dos principais focos da administração do prefeito Emídio Jr é planejar e realizar ações concretas na área e, entre elas, a construção do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP), com sede própria e integrada ao sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

O COISP será construído na sede da Prefeitura de Macaíba, no Centro do município. O aviso do processo licitatório para construção do prédio foi publicado no dia 25 de outubro no Diário Oficial do Município e o processo será aberto neste mês de novembro.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2022. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública.

As dezenas de câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Visitas técnicas em cidades que contam com sistemas semelhantes, entre elas, Mossoró e no Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP) são realizadas para conhecimento e levantamento de informações sobre o modelo de vigilância.

O prefeito destaca o trabalho que está sendo feito para a Segurança local. “Nosso videomonitoramento será um dos melhores e mais modernos do RN. Nós estamos trabalhando para isso e nossa população terá acesso ao serviço, que terá sede própria em Macaíba. Será nosso primeiro grande investimento de muitos que estamos planejando para essa área ”, declara o Chefe do Executivo Municipal.

Novas ações de Segurança Pública

A partir da criação da Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021, a Prefeitura está viabilizando uma série de ações para melhorar a segurança no município, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, ação que faz parte da reforma administrativa organizada pela administração Emídio Jr.
A implantação da Guarda Municipal também está em fase de estudos. A nova comissão do concurso público da Prefeitura está levantando informações para a realização do certame da guarda. A troca da iluminação pública por uma iluminação de LED será realizada e o Fundo Municipal de Segurança Pública, mais uma das iniciativas inéditas no município, vai possibilitar que recursos financeiros sejam captados pela administração para a área.