Macaíba participa da 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial

Macaíba, por meio dos Centro de Atenção Psicossocial contra Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), participou da 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial 2021, de tema “+ Liberdade + Diversidade + Direitos = Democracia”. O evento faz parte da etapa do Rio Grande do Norte (RN) e é uma iniciativa da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial (FASM). O encontro, etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, aconteceu na última segunda (4) e foi realizado de forma virtual. A etapa nacional será realizada entre 9 e 12 deste mês de outubro.

A Conferência busca estimular e fortalecer a participação de vozes plurais e expressões artísticas, unidas e ampliadas. Nela, estão sendo debatidas diretrizes de mobilização, ação e projetos de políticas para teoria e prática em saúde mental que respeite e garanta o cuidado em liberdade e os direitos humanos.

A Conferência também tem como objetivo manter um estado de mobilização a fim de garantir a realização da 5ª Conferência Nacional, realizar debates em diversos municípios do RN sobre a situação atual das políticas de saúde mental e implementar um calendário com atividades locais em diversas localidades do estado. Além disso, colaborar na elaboração do Plano Nacional Popular de Políticas Públicas de Saúde Mental e apresentar propostas voltadas às necessidades de saúde, direitos sociais, educação, trabalho, cultura, habitação, e combate à estigmatização das pessoas em sofrimento psíquico do RN.

William Cordeiro, coordenador do CAPS-AD, fala sobre o evento. “A Conferência tem como objetivo resgatar as conquistas das quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental já realizadas e debater as perspectivas para a Reforma Psiquiátrica e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). E o evento contou ainda com a presença de representantes dos usuários, dos Conselhos, do POP Rua e da Coordenação Estadual de Saúde Mental”, finaliza.

Representando os membros da equipe da Rede de Saúde do município, Nathaly Andrade comenta sobre a participação no evento. “A minha fala enquanto trabalhadora do CAPS-AD de Macaíba foi trazer essa representação de trabalhadores na Rede. Eu fiquei responsável pela escolha das apresentações culturais, e nós temos a Bandinha Boa Esperança, que há muitos anos se apresenta na cidade. Esse evento é uma forma de mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido, a potencialidade dos nossos usuários e estimular o protagonismo deles no território”, comenta a psicóloga do Centro. Nathaly Andrade também participou do evento como parte da comissão de organização e representante dos trabalhadores da RAPS.

O CAPS-AD fica localizado na Rua Gov. Dinarte Mariz, 204, Centro, e acolhe as demandas relacionadas ao contexto de álcool e outras drogas. O funcionamento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Assecom-PMM