SEMARH, Prefeitura e IGARN realizam abertura da comporta da Barragem de Tabatinga, em Macaíba

Texto e foto por Raphael Oliveira.

Na manhã desta quinta-feira (09), a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (SEMARH), a Prefeitura de Macaíba e o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) realizaram oficialmente a abertura da comporta (jusante) da Barragem de Tabatinga, na zona rural do município. De acordo com a Agência Nacional de Águas, a Barragem é o quinto maior reservatório do Estado e está atualmente com 43% da sua capacidade.

Com a abertura, a comporta vai liberar 0,5m³ de água por segundo. “Essa abertura controlada é muito importante. Após 15 anos sem manutenção foi feito o serviço numa parceria entre o Governo do Estado e o Município. A Governadora Fátima buscou a solução e a gente agradece. É um momento histórico para o nosso município”, comentou o prefeito de Macaíba, Emídio Jr.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Paulo Varella, reafirmou que a Barragem não oferece risco à população. “Vamos deixar a estrutura limpa e pronta. Não tem nada de grave aqui. Aqui está pronto, vamos mantê-la em parceria.”, comentou ele. Com isso, o IGARN assume a gestão da parte hidromecânica da barragem. “Nós queremos que a chuva traga o que ela traz de melhor. Alegria, fartura para o nosso sertanejo e um período junino muito farto”, afirmou o diretor-presidente do IGARN, Paulo Sidney.

A expectativa é que, com a abertura, a barragem diminua de 38 milhões de m³ para 22 milhões de m³ de água até dezembro. A ocasião também contou com as presenças do vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Antônio Lacerda, que representou a classe empresarial do município, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Billy Jean.

Assecom-PMM