Notícias

07 novembro, 2019 Macaíba conquista prêmio de melhor saúde bucal do RN

Este novo reconhecimento foi baseado no serviço prestado à população neste ano de 2019

O trabalho de excelência realizado na área odontológica de Macaíba colocou o município no rol das grandes referências nacionais. Depois de conquistar o título de melhor saúde bucal do Norte e Nordeste no ano de 2018, agora foi a vez de Macaíba ser premiada pelo Conselho Federal de Odontologia com o título de primeiro lugar na área de saúde bucal no estado do Rio Grande do Norte.

A conquista foi alcançada na disputa com municípios do RN que tem de 50.001 a 100 mil habitantes. A escolha obedeceu a critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde, do Conselho Regional de Odontologia, referentes às políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população neste ano de 2019.

Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o prêmio é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios como, por exemplo, manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

O coordenador municipal de saúde bucal, Sérgio Siqueira, pontuou as medidas feitas para que Macaíba chegasse a este patamar de referência. “Este prêmio, assim como o conquistado em 2018 em nível nacional, é uma honra para todos os macaibenses e profissionais que fazem a saúde bucal de Macaíba. Tudo isso, graças a um investimento sério feito pela gestão. Nossa meta é continuar investindo e capacitando cada vez mais os nossos profissionais para melhor atender o povo de Macaíba e prosseguir sendo referência estadual e nacional”, disse Sérgio. .

Referência

Há 20 anos, Macaíba contava apenas com duas unidades de saúde e cerca de quatro dentistas para atender toda a sua gente. Hoje, a realidade é bem diferente. O município tem uma rede composta por 23 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e 44 dentistas atendendo semanalmente os populares macaibenses.

Um dos principais centros de tratamento odontológico do Rio Grande do Norte é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macaíba, que realiza diariamente uma série de procedimentos visando garantir a saúde e o bem-estar da população local.

Fundado em 2004, na primeira gestão do prefeito Fernando Cunha, o Pronto Atendimento (PA) atende moradores de diversas cidades vizinhas de Macaíba e, recentemente, foi avaliado e certificado como acima da média nos requisitos do Ministério da Saúde (MS). A área odontológica conta ainda com vários outros projetos voltados à saúde bucal de crianças, jovens e adultos da cidade.

Assecom-PMM